segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Fim

foto por Lana Ekler

A bíblia é um livro de histórias. em lugar de conceitos, suas páginas guardam o registro de experiências vividas por homens e mulheres, em seu crescente relacionamento com Deus. invés de odisseias protagonizadas por heróis invencíveis, as páginas sagradas expõem tropeços e quedas de pessoas vulneráveis e comuns, ao longo de sua caminhada de fé.

cada história, no entanto, carrega a marca de um personagem principal. o mesmo verbo que criou o mundo, age em cada cena, cada capítulo escrito pelos filhos de Deus. da primeira à última palavra. do princípio ao amém..

amém.. aliás, mesmo num texto grego, a última palavra da bíblia é de origem hebraica, e quer dizer “assim seja, verdadeiro, firme, seguro”. sua raiz semítica ‘amn‘ tem como sentido genérico “merecer confiança, confirmar e apoiar”. expressão freqüente do antigo testamento, em alianças e promessas, e ainda viva nos lábios de jesus no novo testamento (as palavras “em verdade, em verdade” são simplesmente uma tradução de amen amen).

o amém é uma confirmação expressa diante de uma nova informação ou mesmo de verdades antigas, que decidimos abraçar a cada momento. é uma assinatura vocal. é uma resposta pessoal.

mas para joão, o amém é mais que um combinado de sons. é mais que uma afirmação, mais que uma interjeição. para o discípulo amado, o amém é uma pessoa (apocalipse 3:14). cristo é a testemunha fiel e verdadeira. ele é a verdade em essência. ele é o amém. e não poderia ser diferente. ele que é a primeira palavra é também a última. ele que é o princípio é também o fim. ele conhece todas as histórias. ele é o autor e é também o consumador da obra..

a primeira palavra: cristo. a última palavra: cristo. ele é a inspiração de cada linha, a força de cada vitória, sentido de toda busca. ele é tudo em todos.. é assim nas histórias da bíblia. e em sua história?

que cristo seja o primeiro e o último em sua vida. que ele seja a primeira e a última palavra em cada dia seu, em cada projeto, em cada relacionamento, em cada espera, em cada sonho.. que ele seja o tudo em seu tudo.

e fim..

Sobre o autor



Observador das pequenas nuances, o estudante de teologia Cândido Gomes, nos empresta seu talento da escrita para nos presentear com reflexões semanais. Todos seus textos podem ser lido no seu blog.


Blog do autor | Postado no ÉOQHÁ.net

Nenhum comentário: